SELO DE SALOMÃO

SELO DE SALOMÃO
MAÇONARIA MÍSTICA, OPERATIVA E ESPECULATIVA - "GOSP" (V.I.T.R.I.O.L.) החירות האחווה שוויון - שלום עלי אדמות - www.fraternidadesetima.mvu.com,br

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Bandeira do Brasil

Qquer.'. Iir.'.

S.'.F.'.U.'.


A\G\G\A\D\U\

A\R\L\S\ Fraternidade nº 7

A Bandeira do Brasil


A atual Bandeira do Brasil foi estruturada pelo sábio Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e foi instituída a 19.11.1889 - quatro dias após a fundação da República - pelo Decreto nº 4 de 19.11.1889 do Marechal Deodoro da Fonseca.
Suas cores e os motivos que a compõem freqüentemente são referidos à pujança da natureza e das riquezas existentes no solo e no subsolo de nossa Pátria. Na realidade, refletindo a formação científica, positivista e maçônica de Teixeira Mendes, é o seguinte o significado fundamental de nossa Bandeira:
A. O retângulo verde simboliza o Templo do Universo .
B. O losango, soma geométrica de dois triângulos eqüiláteros opostos pelas bases, simboliza a perfeita aplicação do cálculo geodésico na determinação dos limites e das fronteiras do território nacional.
C. A cor amarela é a alegoria da Seção Dourada, que na Geometria Sagrada simboliza a prevalência da razão, do equilíbrio e da harmonia de proporções.
D. O círculo azul simboliza o setor da Esfera Celeste compreendido entre a faixa do Zodíaco e o Pólo Sul Celeste.
E. A faixa branca simboliza a Via Láctea, a linha de contorno da nossa Galáxia.
A legenda Ordem e Progresso é a síntese da filosofia positivista da evolução da Humanidade.
A posição das estrelas de nossa Bandeira marcam exatamente, no meridiano do Rio de Janeiro, o céu do Brasil às 3:00 horas da madrugada de 15 de novembro de 1889. As estrelas de nossa Bandeira são as seguintes: acima da Via Láctea, isolada, está a Espiga ou Spica, da constelação de Virgem; Abaixo da Via Láctea, estão Sírius, Canopus, Alfa, Beta, Gama, Delta, Ypsilon, Sigma, Antares e as sete componentes da constelação do Escorpião. As estrelas iniciais são pertencentes, respectivamente, às constelações do Cão, do Navio, do Cruzeiro do Sul e do Oitante.
Na suposição de que estas estrelas representassem a divisão geográfica do Brasil, em 1959 o então deputado federal Marechal Mendes de Morais pretendeu modificar a nossa Bandeira, por meio de projeto de lei apresentado no Parlamento Nacional. Felizmente, tal projeto não foi aprovado.
Por todos os conhecimentos matemáticos, astronômicos e filosóficos que contém, a Bandeira do Brasil simboliza a evolução da Humanidade. Jamais povo algum possuiu Insígnia tão magnífica para a sua Pátria.
Lábaro sagrado, símbolo maior de nossa Liberdade, de nossa Soberania e de nossa Esperança no futuro grandioso de nossa Pátria.
Querida Bandeira, fortalece nossa vontade e ilumina nossa luta pelos Direitos Humanos: o Direito à vida e à segurança, o Direito à instrução, ao trabalho e à saúde; o Direito enfim, a uma existência compatível com a dignidade humana.
Símbolo Augusto de nossa Pátria, pleno de generosidade e de nobreza, recebe dos obreiros da Paz, sob tua égide aqui reunidos, nossa mais fraterna saudação, e o nosso mais sagrado juramento de fidelidade e de dedicação aos supremos interesses do Brasil. 


T.'.F.'.A.'.

João Luiz Coyado Reverte.’. M.’.M.’. Gr.4º Fonte: Site Brasil Maçom



Nenhum comentário:

Postar um comentário