SELO DE SALOMÃO

SELO DE SALOMÃO
MAÇONARIA MÍSTICA, OPERATIVA E ESPECULATIVA - "GOSP" (V.I.T.R.I.O.L.) החירות האחווה שוויון - שלום עלי אדמות - www.fraternidadesetima.mvu.com,br

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O COBRIDOR (Sobre Telhamento)

QQuer.'.IIr.'.

S.'.F.'.U.'.
Por: Ir. Paulo Roberto Rodrigues. M.’.M.’.

 
Antigos operários se reuniam em guildas ou agremiações operativas de artífices de ofício, em tempos remotos os  chamados cobridores eram aqueles que telhavam as obras, cobriam-nas com telhas.
Verdadeiros Especialistas cuidavam dos ângulos, não deixavam fendas, brechas e nenhum detalhe por pequeno que fosse pudesse comprometer todo o trabalho da obra e seus obreiros, nada passa inerte aos atentos olhos dos cobridores; não haveria de ter sequer uma "goteira" que pudesse adentrar ou infiltrar-se nas grandes colunas das construções.

Já no oficio simbólico da nossa maçonaria, os Cobridores passaram a ser os Guardiões Externo e Interno das reuniões. Note uma informação importante, o termo “Telhar” vem como outros do oficio operativo.COBRIR.
E é por isso que os Guardas tem a prerrogativa de Telhar um IIr.’. ou intruso.

Antes de detalhar a exata função do Guarda do Templo, sutilmente devemos ressuscitar e cavar fundo a historia dos remotos tempos em que os maçons também se reuniam em vales e colinas no deserto, não temos provas arqueológicas de tudo o que se passavam fielmente nos Rituais, porque muito foi destruído e muito do que sobrou foi passado de confiáveis mãos a outras e ouvidos a outros  que procuramos seguir fielmente esses princípios até os dias de hoje.
Muito se perdeu ora pela imposição da ignorância do mundo profano ou por questões políticas ligadas a sectarismos religiosos, dentre, alguns com escusos e claros interesses em escravizar a humanidade mantendo os distantes, de maneira a não atingir os véus que impedem a luz.

De formas esquadradas, à Justa e Perfeita medidas,  a astucia de nossos antepassados IIr.’. que utilizaram das 7 virtudes, 4 cardinais prudência, justiça, temperança e fortaleza alinhados a muita fé que alimenta a esperança e a caridade podemos desfrutas dessa academia de formação humana, velada pela moral e ornada em simbologia.    
Quão importante não foram esses mantenedores da verdade, o esforço com a Saúde Força e União essa ultima pregada no L.’.da L.’.S.’. como o refrigério de Aarão com a unção do óleo sagrado da sapiência espiritual sobre sua cabeça.
Esses pioneiros desbravadores e verdadeiros IIr.’. foram os heróis anônimos perseguidos; alguns pagaram com o sacrifício da própria vida para desfrutarmos hoje do que esta facilmente esta ao nosso alcance através das instruções ou da literatura.
Daí a seriedade de nossa Instituição, daí a necessidade da assiduidade em Loja posto que emanamos energias e nos fortalecemos nelas; quando você deixa de estar presente você não esta somente “não colaborando com a obra”, mas, consciente ou não se locupletando dos trabalhos incansáveis dos Teus IIr.’.
Também, “não é por motivo algum” que temos o nosso legado e se tivermos que fazer algo verdadeiramente notável, a Ordem ai esta e sejamos honrosos.
Quem tem ouvidos, ouça; olhos, que veja.
R.Salomão.

O GUARDA DO TEMPLO
Como foi dito, o cobridor da maçonaria operativa quando um edifício em construção chegava ao seu final, cobria-o por telhas, por analogia e em simetria, quando se fecha a porta do templo, ele DEVE estar coberto. É função do Guarda Fechar e do 2º Vigilante Vigiar e cobrar.

Ela é a terceira e última ponta do triângulo com o vértice para baixo. Ou seja, o venerável e os vigilantes formam o primeiro triângulo com o vértice para cima, o orador secretário e guarda do templo, formam o segundo triângulo com o vértice para baixo, quando sobre postos, forma o Hexágono, estrela de seis pontas de David ou o Selo de Salomão.

Os guardas dos templos antigos, verdadeiros zeladores, se compunham, caso houvesse intromissão eles detinham o poder de informar um ao outro e eles aos vigilantes, em alguns casos os trabalhos eram encerrados e a Loja Fechada por Golpe de Malhete do VM, caso o Guarda do Templo percebesse a intromissão de profanos ou algo que comprometesse os trabalhos em Loja.
Hoje não é diferente, são guardiões dos nossos pensamentos, das posturas e atitudes profanas de intromissões externas e de qualquer natureza como energias que possam conspirar em desfavor dos nossos trabalhos.
Acredite ou não, negligenciar a constante postura de atenção e ter uma visão aguçada de antever o que os outros IIr.’. não vêem ou não sentem é negligenciar consigo mesmo, ou pior, com outro Ir.’. que a tudo pode estar assistindo e em silencio sofrendo.
Entretanto, não haverá esse Irmão de absorver nenhuma força negativa ou indesejável, porque além de não estar só, esta revestido, mas impedidos nos vemos e evitar o grande incomodo e inevitavel desconforto em prol dos demais, graças ao inefavel valor de sua sabedoria.  
Não é atoa que a Jóia do guarda do templo são duas espadas cruzadas, o Guardião Utiliza de uma Espada desembainhada, porque esse é o símbolo dos Anjos de Luz que repelem com Espadas espíritos indesejáveis.
Sim, a espada FIRME de um Guardião do Templo assusta e repele esse mal que deve ficar fora dos trabalhos em loja
“Desconheço um profeta que venceu suas batalhas, que não estivesse armado”.
 T.'.F.'.A.'.
João Luiz Coyado Reverte.'. M.'.M.'.

4 comentários:

  1. PARABENS PELA CRIAÇÃO DESTE BLOG.
    JOÃO ROBERTO COYADO

    ResponderExcluir
  2. Caro Primo, Dr. João Roberto Coyado,

    Fico lisonjeado pelo seu prestígio, espero que este seja de alguma valía para meus pares, amigos, simpatizantes, leigos e enfim a sociedade como um todo.

    Tenho visto algumas de suas iniciativas e devo também parabeniza-lo por elas, sou seguidor de seu Blog e tenho tirado algum proveito do mesmo.

    Fraternalmente,

    João Luiz

    ResponderExcluir