SELO DE SALOMÃO

SELO DE SALOMÃO
MAÇONARIA MÍSTICA, OPERATIVA E ESPECULATIVA - "GOSP" (V.I.T.R.I.O.L.) החירות האחווה שוויון - שלום עלי אדמות - www.fraternidadesetima.mvu.com,br

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

V.I.T.R.I.O.L.

QQuer.'. IIrm.'.

S.'.F.'.U.'.

Já vimos e ouvimos algumas pranchas a respeito, porém ainda temos muito o que buscar!

Assistam o vídeo e leiam o texto ou vice e verso, mas façam esta viagem!

T.'.F.'.A.'.

João Luiz Coyado Reverte.'. M.'.M.'. Gr.4º R.E.A.A.





http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zjnjoN5V7H4


VITRIOL ou V.I.T.R.I.O.L. é a sigla da expressão latina “Visita Interiorem Terrae, Rectificandoque, Invenies Occultum Lapidem”, que quer dizer: Visite o Centro da Terra, Retificando-te, encontrarás a Pedra Oculta (ou Filosofal).
Filosoficamente ela quer dizer: Visite o Teu Interior, Purificando-te, Encontrás o Teu Eu Oculto, ou, “a essência da tua alma humana”. É o símbolo universal da constante busca do homem para melhorar a si mesmo e a sociedade em geral.
A Pedra Oculta ou Filosofal é uma expressão que vem da Idade Média e era usada pelos alquimistas. Os alquimistas acreditavam que a pedra filosofal era uma matéria que teria o poder de transformar todos os metais em ouro ou prata, era a panaceia universal (remédio para curar todas as doenças) e o elixir de longa vida que garantiria a longevidade prolongada do homem.
Para os místicos, a palavra VITRIOL, que se escreve com 7 letras, é a frase mais misteriosa e secreta que se conhece, a verdadeira Palavra-Passe ou o “Ábre-te Sésamo” para o Mundo Oculto dos Deuses ou dos Homens Semi-Deuses, e cujo sentido real e profundo até hoje não foi decifrado senão por Aqueles que têm o direito a adentrar o mais sublime de todos os Tabernáculos localizado no interior da Terra.
No ritual da Iniciação Maçônica, Templária, Rosa-cruz ou outra do gênero (consignada pela Tradição Hermética das Idades), o neófito/aprendiz em dado momento se vê confrontado face a essa expressão e frequentemente não tem a menor idéia do que se trata.
O termo “Azoth” (mercúrio alquímico) é formado pelas primeiras e últimas letras do alfabeto, que representam o começo e fim de toda a criação, o Alfa e Omega dos filósofos gregos, o Aleph e tal dos cabalistas hebreus”. Então o Azoth é o último arcanum, o espírito universal de Deus que cria.
Os alquimistas acreditaram que o mercúrio de metal líquido levou a assinatura deste espírito arquetípico onipotente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário