SELO DE SALOMÃO

SELO DE SALOMÃO
MAÇONARIA MÍSTICA, OPERATIVA E ESPECULATIVA - "GOSP" (V.I.T.R.I.O.L.) החירות האחווה שוויון - שלום עלי אדמות - www.fraternidadesetima.mvu.com,br

sexta-feira, 20 de maio de 2011

AS ORIGENS DO R.'.E.'.A.'.A.'.


Escrito por IIr.'. José Carlos Queiroz e Kleber Luiz Bordoni Pereira   

 
Maçonaria    A Maçonaria dos dias de hoje tem parte de sua história originada na Ordem dos Templários ou Soberana Ordem dos Cavaleiros do Templo de Jerusalém ou Ordem da Milícia do Templo, fundada em 1118, para a proteção da Terra Santa, no tempo das Cruzadas.

    A Ordem dos Templários era regida pelos estatutos idealizados por São Bernardo, o abade de Clairvaux, sendo seu maior símbolo o Templo de Jerusalém, como representação das obras perfeitas dedicadas a Deus.

    Os templários eram monges guerreiros e construtores, instruídos por antigos mestres cistercienses nas tradições greco-romanas, e se empenhavam na construção de igrejas, fortalezas, estradas e pontes.

    O poder crescente da Soberana Ordem dos Cavaleiros do Templo acabaria criando inimizades e cobiças; o rei Felipe IV, o Belo, ávido de dinheiro, forjou uma queixa contra os Templários e o Papa Bonifácio VIII, invejoso dos Cavaleiros do Templo, concordou com sua tese e, aos 12 de maio de 1310, 54 cavaleiros foram queimados "nas fogueiras santas". Dois anos depois, "extinta" a Ordem, foram executados o Grão-Mestre dos Templários, Jacques de Molay e o Grão-Prior, Guido da Normandia. O avô de Felipe, o rei Luís, foi canonizado pelo mesmo papa Bonifácio, como São Luís, sendo que este odiava os judeus, e os perseguiu tenazmente durante seu reinado, por volta de 1254.

    Os Templários, todavia, não se extinguiram com a extinção oficial da Ordem em 1312. Os que escaparam da "justiça" real e papal agregaram-se às comunidades de ofício. A Ordem do Templo, após sua destruição oficial, reconstituiu-se na forma de uma sociedade secreta internacional, cujos Grãos-Mestres viveram ocultos até o século XVIII. Os Templários deram origem ao Companheirismo (Compagnonnage), existente até hoje.

    A necessidade de manter trabalhadores cristãos organizados, em regiões distantes, subordinados a uma mesma filosofia, sob um regulamento chamado de "Santo Dever", construtores de cidadelas fortificadas, segundo métodos de trabalho herdados da antigüidade, manteve em Paris dentro da área do Templo, durante 500 anos, o centro destes trabalhadores iniciados.

    O estabelecimento Templário em Paris ocupava nessa época cerca de um terço da cidade e fugia à jurisdição real, e onde os ofícios eram todos ofícios-francos, com os artesãos isentos do jugo real e investidos plenamente no direito de franquia. Ou seja, na época das Cruzadas, não existiam cavaleiros maçons, mas sim, operários da construção, que principalmente nas terras do Oriente, eram reconhecidos como membros do Compagnonnage, instruídos pelos Templários.

    O trabalho operário, liberal, organizado, se transmitia apenas a aprendizes iniciados que passavam por provas de lealdade e mantinham segredo sobre os conhecimentos adquiridos, constituindo corporações de oficio, segundo cada especialização de atividade, como canteiros, sapateiros, marceneiros, e outros, e os "magister carpentarius", verdadeiros arquitetos que instruíam os demais operários.

    Com a dissolução dos Templários e a evolução política medieval, estes artífices organizados e detentores dos segredos das corporações dispersaram-se pela Europa e pelo Oriente, mantendo suas tradições e sua organização, incluindo um sólido mecanismo de comunicação incógnito e de transmissão de conhecimentos secretos.

    Estes artesãos, agora unidos aos monges Beneditinos, dedicaram-se à construção de todas as grandes catedrais da Europa, onde cada canteiro de obras era acompanhado de uma escola, uma creche e diversas "Lojas", segundo cada "especialidade artesanal" de edificação e acabamento. A partir daí, começa a ser possível falar em maçonaria (maçonnerie em francês – alvenaria – trabalho com a massa de assentar tijolos ou pedras; mason em inglês – pedreiro; masonry - alvenaria ) ainda "operativa", devido esta herança operária.

    No mundo político medieval, esta organização com tal capacidade de comunicação e ainda mais sendo secreta, atraiu a atenção de membros da elite política, que na época se confundia inteiramente com a elite da Igreja Católica. Estes companheiros de ofício já se identificavam por lenços coloridos, atados aos chapéus, ao pescoço, à lapela, ou aos bastões ou bengalas, sendo cada combinação de cores própria de uma profissão. Desta forma, a "maçonaria operativa" passou a "aceitar" a adesão de lideres político/religiosos em seu meio, que passaram a ser reconhecidos como "maçons aceitos" ou "especulativos", que assim se achavam abrigados e munidos de intensa capacidade de divulgação bem como de absorção de idéias e informações. Nesta época a maçonaria se disseminou e se organizou na Inglaterra, reunindo-se primariamente em Estalagens, pois historicamente estas se ocupavam do apoio logístico aos Companheiros, garantindo sua guarida e a troca de suas "Vestimentas Brancas". Além disso, usavam o átrio das Igrejas para suas cerimônias de caráter mais esotérico.

    Pode-se deduzir que a chamada "Maçonaria Operativa" já era dedicada a atividades especulativas, como as concepções religiosas e metafísicas, deixando de ser usada a terminologia operativa e especulativa em favor dos termos "Maçonaria de Ofício e Maçonaria dos Aceitos", este último para designar a Franco-maçonaria, a partir do século XVI, quando passaram a ser aceitos elementos não ligados à arte de construir, originalmente os franco-maçons ou maçons-livres (ou free-masons, em inglês).

    Por esta época uma família real, a dos Stuarts, reinava alternadamente tanto na Escócia como na Inglaterra, sendo esta dinastia iniciada no século XII e encerrada com a morte em 1649 do rei Carlos I, decapitado pelos partidários de Oliver Cromwell, que usurpou o trono.

    Os Stuarts refugiaram-se na França até 1661, quando Carlos II reentrou triunfalmente em Londres, restabelecendo a dinastia Stuartista. O rei francês Luís XIV estabeleceu o asilo político nesse período aos membros da família real e a inúmeros outros membros da nobreza escocesa e inglesa, que passaram a preparar a reação contra Cromwell. Esses nobres, que passaram a ser chamados na Inglaterra de Jacobinos ou Jacobitas, com o intuito de se precaverem contra os elementos hostis à dinastia Stuartista, abrigavam-se sob a capa das Lojas Maçônicas, sob cujo caráter secreto podiam sem grandes riscos comunicar-se com seus partidários na Inglaterra e tramar a queda do puritanismo de Cromwell. Desta forma a maçonaria se estruturou na França durante o exílio da família Stuart.

    Todavia esta dinastia foi novamente expulsa do trono inglês, numa seqüência política que resultou na reforma imposta por Henrique VIII, com o rompimento com o Papa e a criação da Igreja Anglicana, diretamente ligada à casa real britânica. Esta divisão política e religiosa foi acompanhada de uma divisão na Maçonaria. As Lojas da Inglaterra, fortemente representadas na cidade de York, em 24 de junho de 1717, no solstício de verão europeu, organizaram o primeiro sistema obediencial, com a fundação, em Londres, do primeiro organismo centralizador de diversas Lojas, tomando o título de Grande Loja, reunindo quatro Lojas londrinas. Este sistema, nascido no seio da sociedade monárquica inglesa do século XVIII, por influencia desta, tornava-se também autocrático, com o Grão-Mestre ungido com todos os poderes monárquicos.

    A Grande Loja de Londres teve durante muito tempo uma discreta e limitada influência, já que a maioria das lojas inglesas continuava a respeitar as Antigas Obrigações, permanecendo livres e não aceitando a inovação apresentada em Londres, sob a égide da política religiosa anglicana. O centro da resistência à Grande Loja era a antiga Loja de York, que para ter igualdade de condições, constituiu a Grande Loja dos Maçons Aceitos, ou Grande Loja dos Antigos Maçons, se contrapondo aos "modernos" de Londres.

    A divisão estendeu-se até 1813 quando a fusão das duas obediências gerou a Grande Loja Unida dos Antigos Franco-Maçons da Inglaterra, que decidiu, em 1815, trabalhar de acordo com o Rito dos Antigos, que eram acostumados ao titulo de Maçons de York, e apenas nos três primeiros graus, admitindo-se um quarto grau, do Real Arco, na verdade como mera extensão do Mestrado.

    O Rito de York, por outros motivos, é também identificado como Rito de Emulação.

    Nesse mesmo século, a França iria passar por grandes transformações, provocadas pelo liberalismo, que começara a crescer após a Reforma Religiosa, atingindo o seu auge na época da Revolução Francesa de 1789. A implantação do regime que privilegiava o poder do povo – democracia – em oposição à autocracia, iria proporcionar, por suas influencias, um tipo diferente de governo maçônico, com poderes moderadores do poder único do Grão-Mestre, como na Republica, através de representantes das Lojas num poder Legislativo e com o respaldo da lei, num poder Judiciário. Este sistema, por ser diferente, adotou um título diferente, tendo como seu organismo centralizador de vários orientes ( cidades ou vilas sedes de Lojas) um Grande Oriente.

    Desde então, as Obediências Maçônicas criadas sob a influência inglesa (por exemplo, o Estados Unidos da América) formaram Grandes Lojas, enquanto que aquelas criadas sob a influencia da Maçonaria francesa criaram Grandes Orientes.

    Desde a criação da Grande Loja de Londres, em 1717, desenvolveram-se na França dois ramos distintos da maçonaria: um inglês, dependente da Grande Loja londrina, e outro "escocês", livre do sistema obediencial, e, portanto, vivendo de acordo com os antigos preceitos, segundo os quais os Maçons tinham o direito de constituir Lojas Livres, procedimento que aos poucos foi mudado, com a generalização da implantação do sistema obediencial. Estas lojas "escocesas", todavia, representavam a esmagadora maioria. Em 1771, das 154 Lojas de Paris, 322 da Província e outras 21 em Regimentos Militares, não havia 10 que tivessem recebido sua patente da Grande Loja Inglesa.

    Não se falava ainda em Rito Escocês, apenas se reafirmava a origem Stuartista desta corrente antigamente escocesa ou Jacobita. Isso só iria acontecer na segunda metade do século XVIII, com a criação dos Altos Graus, suma característica do Escocesismo, nascida do desejo de aristocratizar a ordem, não no sentido político do termo, mas, principalmente, como uma idéia de seleção. Essa transformação iniciou-se em 1758, com a criação dos 25 Graus (do chamado Rito de Héredom) e só seria plenamente estabelecida em 1801, com a fundação, em Charleston, nos EUA, do Primeiro Supremo Conselho do mundo, do chamado Rito Escocês Antigo e Aceito, estabelecendo os definitivos 33 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário